terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ouvidos da sétima arte

Ao menos foi isso que descobriram os cineastas, na década de 30 marcada pelo impulso do cinema falado. Surgiram vários gêneros, além do destaque para o musical, é claro.
O som e a musica tem muito em comum, mas o som não necessariamente precisa ser uma musica. Você já imaginou como seriam os filmes de gangster, ou policial, sem o som de uma metralhadora? E o suspense? Não teria tanta emoção. As sensações, o tom da voz da personagem, a trilha sonora, deixam um filme mais ou menos românticos...
Tanto o som quanto a musica criam expectativa, alegria, depressão, susto, por exemplo, o barulho de uma porta enguiçada numa cena de terror, a ponto de (eu pelo menos) pular de do outro lado da tela, ou então ficar torcendo pelo mocinho até ele se dar bem...
O som permitiu a massificação do cinema, principalmente no caso dos Estados Unidos. Eu particularmente acredito que sem ele não teríamos televisão, afinal você consegue se imaginar assistindo uma TV sem som? E desenhos animados então? Tom e Jerry correndo um atrás do outro, e aquela orquestra de fundo dando o ritmo do corre-corre... Uma curiosidade que eu sempre quis saber: quem vem primeiro? A música é composta a partir do desenho animado ou o desenho animado é desenvolvido a partir da música?

Acredito que o som produz e cria sensações diferentes em nós. Alguns são especiais, daqueles que marcam momentos ou nos fazem ir pra longe. No meu caso, me derreto pelo som de um violão bem tocado... Talvez seja por isso o meu interesse por aulas de violão clássico desde os 10 anos (clássico porque não gostava de cantar, pois o som dos “meus dedos” é muito melhor que o som da minha voz). E pra você? Qual é o som da sua vida? Qual é a sua trilha sonora?


Nenhum comentário: